Sabemos que a passagem à categoria de professor associado se faz através da abertura de concurso em cada universidade. Também sabemos que a estes concursos podem concorrer colegas das universidades de todo o país. Têm-nos dito que o motivo para a não abertura de cursos é a dotação orçamental das instituições. As universidades não terão verba para suportar os encargos salariais daqueles que, por efeitos positivos do concurso, passaram a associados.
Não têm agora e não terão, seguramente, no futuro, pelo que é urgente que no momento desta revisão do ECDU discutamos este problema e encontremos soluções.
Por agora, quero lembrar um problema, relacionado com a questão do orçamento: que não haja dotação orçamental e isso seja logo à partida impedimento para a abertura de concurso para professor associado é grave para quem espera anos e anos por concurso. Mas, face a isso, e face à crise, ao fraco investimento no ensino superior, etc, será sustentável que se continue a defender que os concursos devem ser abertos a todos - e não ficarem reservados aos professores que já leccionam na instituição que abre o concurso? É que se a verba é pouca... Se o concurso for ganho por professor exterior à instituição, esta continua a pagar a quem não ganhou o concurso e tem mais um encargo (mais um salário): pagar a quem ganhou o concurso. E isto é também mais um motivo de inibição para quem tem que abrir o concurso. Ou não?
Responda quem souber.
Caro(s) colegas autores/editores deste blogue,
ResponderEliminarAtrevo-me a vir aqui solicitar-vos que leiam a última mensagem constante do blogue de que sou editor e, em particular, a nota da minha autoria que deixo a fechar essa mensagem.
Avaliarão depois a oportunidade de responderem ao que aí é proposto/solicitado.
Creio que a concertação de esforços é peça essencial da defesa dos legítimos interesses do grupo profssional que está ser posto em causa.
Cordiais cumprimentos.
Caro colega,
ResponderEliminarMuito obrigado pelas suas palavras. Os leitores deste blogue passarão a ser, seguramente, leitores do seu blogue. Havemos um dia de reunir todos os autores de blogues deste género. Mas, tem razão, neste momento, importa informar, dialogar, dar a palavra a todos...
Saudações académicas,
Carlos Castilho Pais
Concurso com lugar reservado aos Docentes da Instituição ? Como ? Estará tudo louco ? Esta gente já ouviu falar em concurso público ?
ResponderEliminarNão sei se estou a dialogar com um colega... em todo o caso, bem-vindo. Pode voltar a ler a minha mensagem? Há-de reparar que não proponho soluções. Apenas equaciono o problema. E fica claro que quem fala em concurso reservado aos docentes da instituição é o Fernando. E fica claro que não concordaria com uma solução dessas. Mas deverá notar também que aqui não há 'loucura'. Colocam-se questões. E a questão colocada dizia respeito a um facto indesmentível: havendo concurso, havendo dois candidatos, um interno e outro externo, e sendo o concurso ganho pelo candidato externo, a instituição que abriu o concurso fica com um encargo salarial a mais. Ela tem que continuar a pagar ao docente que não ganhou o concurso e tem que pagar o salário ao docente que o ganhou, docente externo. Era só isto. E continuo a perguntar: como se resolve este problema?
ResponderEliminar